Guardar dinheiro na poupança é seguro?

Primeiro pensamento de quem começar a expandir seu patrimônio financeiro é guardar dinheiro na poupança. Contudo, como qualquer tipo de investimento, é necessário que o investidor tenha noção dos seus objetivos, o prazo estabelecido para construir sua riqueza e como será feito o investimento no intervalo desse tempo.

Também como qualquer outro tipo de investimento, guardar dinheiro na poupança pode apresentar vantagens e riscos. Entretanto, preservar o seu dinheiro com essa ferramenta é mais simples, acessível independente do tipo de investimento e também do investidor.

Vantagens do dinheiro na poupança

Dinheiro na poupança é um investimento de baixo risco. Porém, diferente dos outros tipos de investimento, esse método é isento da cobrança de imposto de renda para pessoa física, mesmo que o valor investido seja mínimo ou num valor ainda maior.

Além disso, ele pode ser aplicado ou retirado a qualquer momento. Por ser possível para começar com qualquer valor, a poupança também pode ter rendimentos consideráveis de 6% ao ano aplicado ao valor guardado. Pode parecer pequeno, porém o valor pode se acumular a longo prazo. O investidor só pode ter perca do dinheiro se o banco ao qual ele firmou parceria vier falir, com contribuições que chegam até a R$ 250.000,00.

A seguridade também é garantida. Em momentos de emergência, guardar o dinheiro na poupança é a melhor estratégia para estar prevenido quando acontece alguma inconveniência, sem ter problemas para resgatar o dinheiro guardado e sem limites para saque.

E outra vantagem importante é o aprendizado. Se você não tem o hábito de poupar, a poupança pode te ajudar a ter disciplina com o dinheiro e a gastá-lo sabiamente. Com um dia do mês marcado para ter um depósito automático, você sempre terá uma seguridade quanto a quantia a ser guardada e a não deixar passar batido a importância de guardar o dinheiro.

As desvantagens

Agora as desvantagens. Como foi dito anteriormente, como qualquer tipo de investimento, guardar o dinheiro na poupança pode lhe oferecer alguns prejuízos. Primeiro de tudo é o pagamento fraco dos juros aos poupadores. Não pense que a rentabilidade será sentida logo de imediato. Fazer dinheiro com a poupança não é algo atrativo, pois o retorno das taxas de juros é baixo.

Outro risco, talvez o maior deles, seja o perigo com a inflação. Embora o dinheiro guardado na poupança tenha certa segurança, o mercado financeiro pode se tornar instável e causar prejuízos mesmo com o dinheiro na poupança sendo assegurado como um fundo de emergência por causa da liquidez.

Contudo, é importante notar que tomar essa estratégia para investir o seu dinheiro não é algo ruim por completo. Porém, o investidor precisa ter em mente os objetivos que ele pretende atingir e se guardar dinheiro na poupança vai ser uma ação adequada. Por isso, se você quer ter o hábito de poupar dinheiro, se deseja economizar para alguma situação para um prazo de 6 meses ou 1 ano ou se você ainda não possui um limite de capital mínimo, a poupança é a solução ideal. O importante é avaliar sua situação e usar essa estratégia ao seu favor.